segunda-feira, 28 de abril de 2008

Preço do barril nos 101,2 dólares em 2008

O relatório divulgado, hoje (28 de Abril de 2008), pela Comissão Europeia (CE) admite que o preço médio do barril de petróleo para 2008 vai ser de 101,2 dólares, pela primeira vez colocando-se a média acima dos 100 dólares.
Que Futuro nos reserva a actual tendência do Preço do Petróleo? Em seis anos, o preço médio do crude mais do que triplicou, ora devido à fraqueza do dólar contra o euro, ora por causa da especulação, ora em função de anúncios de limites de produção atingidos em alguns dos países exportadores de petróleo.
Hoje, explícitamente ao reconhecer-se que se atingiu o pico petrolífero, pensa-se logo que a era do petróleo fácil acabou, para além de envolver cada vez mais custos e complexidade de estudos.
Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), um aumento de dez dólares no preço do barril de petróleo conduz a uma redução de 0,3% de potencial de crescimento económico nas economias dos países que são importadores líquidos de petróleo.
A magnitude do efeito macro-económicos associado a estes aumentos do preço do petróleo está dependente do período de duração desta tendência de subida do preço e do cenário que se apresentar aos agentes económicos dada a interligação dos mercados globais, que pode resultar numa Grande Depressão, em que a economia mundial decrescerá e se assistirá a altas taxas de inflação, altas taxas de juro, desemprego e com algumas instituições a resistir e outras não. A severidade e a duração desta possível Grande Depressão, incerta, está dependente das medidas a serem tomadas e de outras variáveis. Os consumidores não estão mentalmente preparados para este choque, em que a divisão entre ricos e pobres aumentará ainda mais. A classe média continuará a ser esmagada, com o crescimento dos salários a não acompanhar a inflação e consequentemente a manter-se a tendência de perda de poder de compra que se tem vindo a verificar nos últimos anos.

Nenhum comentário: